Plano de aula - Osmose

Plano de aula - transporte celular - Osmose Olá amigo internauta! Está gostando do site? Interaja conosco através dos comentários no ro...

quinta-feira, 14 de março de 2019

Plano de aula - Osmose

Plano de aula - transporte celular - Osmose


Olá amigo internauta!
Está gostando do site? Interaja conosco através dos comentários no rodapé da postagem!
Gostou dos conteúdos aqui abordados? Curta e compartilhe em suas redes sociais ou siga nossa página no fecebook @biologianamira . 

Esta postagem também pode ser do seu interesse Plano de aula fotossíntese
 
Diferentemente das postagens anteriores sobre Microbiologia hoje, resolvi trazer para você que é professor ou estudante de Biologia um plano de aula dinâmico e muito relevante tanto para você que é docente quanto para seus alunos.

Permita - me fazer uma pequena observação: ao longo de alguns dias darei sequência aos assuntos sobre Como os vírus são formados, mantenha - se conosco!
 
Bem, neste plano de regência o assunto abordado será sobre (Biologia celular - transporte celular) abordando o transporte passivo com ênfase em "Osmose".

Antes de iniciar sua leitura, vou te dar uma dica! Você gosta de ler livros? O Kindle Unlimited te dá acesso ilimitado a milhares de eBooks para ler à vontade. Por apenas R$ 19,90 ao mês, você pode ter acesso a um mundo de conhecimento e títulos de todos os gêneros. Clique aqui e viva essa nova experiência!
  

Introdução ao tema da aula

Segundo pesquisas existem dois tipos distintos de transporte no meio celular, transporte ativo e passivo e que ambos são fundamentais para o bom funcionamento celular. De acordo com Januário (2016, p 73) "Osmose é um tipo especial de difusão simples, no qual as moléculas de água se difundem através de uma membrana semi permeável." Por essa razão e para facilitar o aprendizado dos alunos abordarei neste plano de aula um dos tipos de transporte celular, o transporte passivo enfatizando o conceito de osmose.



Objetivo geral:
  • definir o conceito de osmose e o tipo de transporte celular a que pertence.


Objetivo específico:

  •  Explicar o que é permeabilidade seletiva.

  • Conceituar os termos: solvente, soluto, isotônico, hipotônico e hipertônico e suas influências na transformação morfológica no meio celular.

  • Demonstrar reações osmóticas em células vegetais.

Recursos materiais:

  • Sala de aula, notebook e projetor de imagens. 

  • Batata inglesa, cloreto de sódio (sal de cozinha).

  • Faca sem ponta e colheres de chá. 

Metodologia: 

1º - Momento - Cumprimento inicial e realização da chamada.

2º - Momento - Introdução ao assunto. O docente explica que na membrana celular acontecem  dois tipos de transportes, são eles: ativo e passivo. Em seguida explica que a aula será voltada para a dinâmica do transporte passivo que está dividido em difusão simples, difusão facilitada e osmose, sendo que esta última será objeto de estudo da presente aula.

O professor da o conceito de osmose e de permeabilidade seletiva, em seguida explica aos discentes que para uma boa compreensão do assunto eles precisam dominar alguns conceitos básicos sobre o assunto: solvente (ex: água), soluto (ex: cloreto de sódio o popular sal de cozinha). Soluções: isotônicas: (concentração igual ao meio intra celular),  hipotônica: ( concentração inferior em relação ao meio intra celular)   e hipertônica: (concentração superior em relação a  meio intracelular).

Após as explicações, o professor divide a turma em quatro grupos e em seguida fornece - lhes os materiais necessários para a experiência de osmose em células vegetais. O docente explica os objetivos e como ocorrerá a experiência.

Os alunos deverão cortar apenas as extremidade das batatas preservando a parte central e a casca. Cada grupo ficará de posse de um ou dois pares de batatas. O segundo passo é fazer um orifício  em uma das extremidade da batata, de modo que ela fique parecida com um copinho. Terceira etapa, os alunos, em grupo, deverão pegar um par de batatas e com o auxílio de uma colher de chá,  eles deverão depositar em uma das batatas uma colher de chá de cloreto de sódio, e preservar a outra batata sem colocar nenhum tipo de soluto em seu interior.

Após alguns minutos as reações osmóticas deverão acontecer e os discentes deverão observar os resultados e tirarem suas próprias conclusões ou pedir ajuda ao docente.

3º - Momento: Conclusão e encerramento da aula. O professor explica que o que os alunos puderam constatar foram  reações osmóticas em células vegetais. Essa reação ocorreu porque a concentração  de soluto era maior no meio extra celular ou seja (hipertônico), o que ocasionou a perde de água do interior da célula ocasionando o processo osmótico.

Resultados esperados:
Espera - se que o aluno possa compreender que há dois tipos de transporte celular e que ambos são fundamentais. Espera - se que o aluno seja capaz de identificar que a osmose é um dos tipos de transporte passivo e que ocorre por meio de uma membrana semi permeável onde há a passagem do solvente de um meio menos concentrado para o mais concentrado e que a célula não gasta energia para realizar esta tarefa.